A FTC provavelmente entrará com ação antitruste sobre a aquisição da Activision Blizzard da Microsoft
Enquanto a Microsoft enfrenta escrutínio de reguladores em todo o mundo em relação à tentativa de aquisição da Activision Blizzard, pode encontrar um de seus obstáculos mais significativos até os Estados Unidos. A Comissão Federal de Comércio é provavelmente de entrar com uma ação antitruste sobre o acordo proposto, de acordo com um novo relatório da Politico.
Diz-se que ainda não é uma garantia, pois os comissários da FTC ainda não votaram em tal movimento e podem primeiro procurar se encontrar com advogados da Microsoft e Activision Blizzard. Uma investigação da FTC está em andamento, mas grande parte é concluída e um processo pode ocorrer em dezembro. A FTC se recusou a comentar a possibilidade.
A Microsoft enfrentou um processo antitruste significativo do governo dos EUA nos anos 90, mas nos últimos anos lidou com menos dessas questões, mesmo enquanto a pressão foi aplicada a colegas gigantes da tecnologia como Amazon, Google e Facebook. No entanto, a nova presidente da FTC, Lina Khan, que lidou com bastante queixas antitruste no passado, pode estar procurando recuar a proposta de aquisição de US $ 69 bilhões da Activision Blizzard, que seria o maior negócio da Microsoft de todos os tempos.
Antes disso, o acordo da Microsoft foi recebido com resistência pela autoridade de concorrência e mercados do Reino Unido. Embora ainda não tenha anunciado uma decisão, a CMA disse que está preocupado com a possibilidade de que o acordo diminua substancialmente a concorrência pelas vendas de consoles de jogos, serviços de assinatura e redes de jogos em nuvem.
A Sony deve estar entre as principais empresas afetadas se o acordo passar, e se esforçou muito para afirmar que a aquisição o prejudicaria seriamente. Entre outras coisas, a Sony levantou o alarme sobre a perspectiva de Call of Duty se tornar um exclusivo do Xbox, embora a Microsoft tenha dado o passo incomum de oferecer para garantir que a franquia permanecerá nas plataformas PlayStation por uma década. A Microsoft também terá certeza de enfatizar que o domínio atual do mercado do PlayStation não seria totalmente eliminado se a fabricante de console do terceiro lugar ganhasse exclusividade sobre uma série de jogos.
Embora o reforço do Xbox Game Pass faça parte da motivação da Microsoft para o acordo, diz que o principal fator está ganhando uma posição no espaço de jogos para celular cada vez mais lucrativo.
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