O Google manipulou o mercado de publicidade antes de embolsar o dinheiro e dando-lhe aos editores que deram ao acesso preferencial da empresa, ele foi reivindicado em um processo de bombeiros, informou o diário.
As alegações de condenações em um processo do Texas acusam o gigante de busca de administrar um monopólio de publicidade digital que aumentasse o custo para os anunciantes e os concorrentes e editores da indústria de anúncios prejudicados, disse o relatório.
Foi recebido com fúria na indústria da mídia com um editor chamando o sistema totalmente desonesto e uma traição de anunciantes, incluindo um número incalculável de pequenas empresas que lutam pela pandemia.
A empresa iniciou um programa secreto chamado Project Bernanke em 2013, que supostamente envolveu o mercado, derrubando os lances mais altos dos leilões de publicidade dos editores, disse o relatório.
Ele usou dados históricos do Google Adverts para ajustar as ofertas de seus clientes para publicidade on-line e impulsionar suas chances de ganhar leilões para impressões.
Isso supostamente gerou gerar centenas de milhões de dólares para a empresa, com grande parte dos anunciantes de pequenas empresas.
As reivindicações surgiram em documentos arquivados no Texas como parte de um processo anti-confiança que acusa a empresa de administrar um monopólio no mercado de publicidade digital.
E as descobertas sugerem que o Google é mais dominante que se pensava anteriormente, e manteve o seu domínio enganando os editores e manipulando leilões, disse o relatório.
O Google é então disse para ter dinheiro reunido desse sistema antes de alocá-lo para os editores que deram ao acesso favorecido, incluindo aqueles que usavam apenas os anúncios do Google.
Isso supostamente deu o Google e seus licitantes uma vantagem injusta e ajudou-os a ganhar leilões que perderiam - algo que custou aos editores de até 40% da receita, informou o correio diário.
Acredita-se que a empresa sediada pela Califórnia tenha gerado quase 270 milhões de libras por ano do Projeto Bernanke - nomeado após o ex-presidente do Federal Reserve Ben Bernanke por razões desconhecidas.
Uma editora importante disse: Suspeitamos que o Google estava executando um jogo manipulado, mas nunca imaginamos que eles poderiam ser tão totalmente desonestos tanto para seus parceiros de publicidade quanto seus clientes publicitários.
É uma violação impressionante de ética de confiança e negócios e tem editores e anunciantes de custos, incluindo todas as pequenas mamãe e pop shops que lutaram pela pandemia, centenas de milhões de dólares, disse o relatório.
Comentários
Enviar um comentário